terça-feira, 10 de agosto de 2010

A estrutura do globo ocular


O olho humano é uma estrutura fotossensível de alta complexidade capaz de detectar com enorme precisão a forma, a cor e a intensidade de luz refletida dos mais diversos objetos.
O olho é constituído de três túnicas dispostas concentricamente:
1) Camada externa (fibrosa) – formada pela esclera (ou esclerótica) e pela córnea.
2) Camada média ou túnica vascular – constituída pelo coróide, pelo corpo ciliar e pela íris.
3) Camada interna nervosa (fotossensitiva) – composta pela retina, que se comunica, através do nervo óptico, com o cérebro.
Além disso, o olho possui a lente ou cristalino, uma estrutura biconvexa transparente. Em frente ao cristalino, há uma expansão pigmentada e opaca da camada média, que o recobre em parte, a íris, que é quem dá a “cor ao olho”.
No olho há três compartimentos, que são os seguintes:
1) Câmara anterior – situada entre a íris e a córnea.
2) Câmara posterior – situada entre a íris e o cristalino.
3) Espaço vítreo - situado atrás do cristalino e circundado pela retina.
Nestas câmaras há um líquido que contém proteínas, o humor aquoso. O espaço vítreo apresenta-se cheio de uma substância gelatinosa, o corpo vítreo.


Retina:
A retina fica na parte interna do globo ocular e é formada por duas porções: posterior sensitiva e anterior não-sensitiva ou cega. A parede mais externa da retina originará uma fina camada de epitélio cúbico simples, composta de células pigmentares (epitélio pigmentar da retina). A outra parte da retina (mais interna) é constituída de fotorreceptores. Essas camadas não estão fortemente unidas uma à outra, enquanto que a camada pigmentar está muito aderida à coróide.
Esse epitélio pigmentar é composto por células cúbicas com núcleo na posição basal. E, a parte fotossensitiva da retina compõe-se das seguintes camadas:
a) Membrana limitante externa
b) Células fotossensitivas – cones e bastonetes;
c) Neurônios bipolares – unem os cones e os bastonetes às células ganglionares;
d) Células ganglionares – contato com os neurônios bipolares na parte externa e, na interna, com fibras nervosas que vão originar o Nervo Óptico.
e) Membrana limitante interna

Então, esquematicamente temos a retina dividida de sua parte mais interna (que fica em contato com o corpo vítreo) para sua parte mais externa em:
- Membrana limitante interna;
- Células ganglionares;
- Células bipolares (monossinápticas e polissinápticas);
- Células fotossensitivas (cones e bastonetes);
- Membrana limitante externa.


# Qual a função dos Cones e dos Bastonetes?

Os Cones é que permitem que tenhamos uma boa resolução de imagens e de suas cores e uma grande acuidade visual. Os Cones são responsáveis pela percepção da luz em intensidades normais de iluminação. Já os Bastonetes, são sensíveis à luz de baixa intensidade, permitindo a visão noturna e em ambientes de pouca iluminação. No entanto, os Bastonetes permitem uma visão menos precisa.